quinta-feira, 8 de novembro de 2012

tabela controlo de voltas


cartaz corta mato


analise swot da turma


Analise swot da turma 12ºD1

PONTOS FORTES

PONTOS FRACOS
Unida

Brincalhões
Capacidade de entreajuda

Mau comportamento
Gosto pelo desporto

Preguiça







OPORTUNIDADES

AMEÇAS
Estagio

Curso em extinção
Instalações desportivas novas

sistema autarquico


Sistema Autárquico

Quanto à estrutura:
  •  os seus elementos são a constituição da república portuguesa, as freguesias, os municípios, as regiões administrativas e a população;
  •  
  • a rede de ligação, de transporte e comunicação podemos dizer que a informação se adquire por meio de questionários, redes sociais, ou outro meio de recolher informação e após organizada o sistema autárquico cria meios, atividades, disponibiliza  transportes, etc, para satisfazer a população
  •  
  • os reservatórios são onde o sistema guarda a informação indispensável para o seu bom funcionamento.
  • Por exemplo, quando vamos à câmara municipal pedir um autocarro para nos deslocarmos a Lisboa, o elemento é a câmara, a rede de ligação é a entidade que vai pedir o transporte e o reservatório é o registo no qual está a informação de que o transporte vai estar disponível em tal dia e a tantas horas, para que não haja nenhum engano no próprio dia.
 
Quanto ao funcionamento:
  • os fluxos são a informação guardada nos reservatórios;
  •  
  • os centros de decisão são as autarquias locais e essas são as responsáveis pela procura de interesses próprios das populações;
  •  
  • os canais de retroação são por exemplo, o município toma uma decisão mas antes de a realizar tem que informar a constituição da república;
  •  
  • os prazos tal como a palavra indica é a data limite da entrega de algo, isto para que um sistema tenha um bom funcionamento.
 
Quanto aos problemas:
  • é um sistema aberto porque se relaciona com o meio que o rodeio, neste caso a população;
  •  
  • está organizada em três níveis hierárquicos, o 1º nível em cima a Constituição da República Portuguesa, o 2º nível as freguesias, o município e as regiões administrativas e o 3º nível a população;
  •  
  • o principal problema que pode existir neste sistema são os problemas financeiros.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012


O conceito de Sistema
Existem 4 conceitos de sistemas:
 
1.      A interação
2.      A globalidade
3.      A organização
4.      A complexidade

1.      A interação diz respeito à relação entre dois elementos que geralmente não é uma simples relação casual de um elemento A sobre um elemento B mas sim uma relação de A sobre B e de B sobre A.


2.      A globalidade diz-nos que o sistema é composto por elementos, mas isso não significa que seja a soma dos mesmos, pois um sistema é um todo não redutível às suas partes. Segundo Daniel Durand “ o todo é mais que uma forma global, ele implica a manifestação de qualidades que as partes não possuíam.


3.      A organização pode ser considerada como o conceito central da sistémica. A organização é antes de mais, um arranjo de relações entre componentes ou indivíduos, produzindo uma nova unidade que possui qualidades inexistentes nos seus elementos. A organização comporta um aspeto estrutural e um aspeto funcional. Estruturalmente, um sistema pode representar-se sob a forma de um organigrama e, funcionalmente, pode descrever-se sob a forma de um programa.

4.      A complexidade está em todos os sistemas. Este conceito de complexidade não se deve confundir com o de complicação. A complexidade de um sistema depende da composição do sistema (número, características e ligações entre os seus elementos), das incertezas e dos acasos, próprios do meio envolvente e das relações ambíguas entre determinismo e acaso aparente, entre ordem e desordem.


Organigrama- é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização. Os organogramas mostram como estão dispostas unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes.


sistemas interacção, globalidade, organização e complexidade


INTERACÇÃO
   A presente declaração do Conselho Europeu tem como objectivo contribuir para a integração do desporto nas políticas comuns da Comunidade Europeia a fim de preservar e promover as suas funções sociais. Afirma, além disso, a natureza específica do desporto, em conformidade com a jurisprudência do Tribunal de Justiça.

GLOBALIZAÇÃO
  O desporto não está à margem deste processo de globalização. E nem poderia ser de outro modo, porque, nas suas formas modernas, se procurou instituir e afirmar como uma linguagem universal, um modelo cultural adoptado internacionalmente.

Organização e complexidade




terça-feira, 2 de outubro de 2012

Organigrama


O Organograma apresentado é o Clássico ou também denominado Vertical, e é o mais utilizado devido à sua simplicidade e facilidade de leitura. Neste exemplo é bastante clara a relação entre os vários níveis. O Director surge no topo, e no nível abaixo, surgem a Administração, os Comerciais e as Operações. Neste nível, a hierarquia é idêntica, e todos eles respondem directamente ao Director. No nível mais baixo surge a Consultoria e os Designers que respondem ao Responsável de Operações que por sua vez terá de responder ao Director.



segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Sistema Respiratório

INPUT (SANGUE) A O sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas do organismo com o meio ambiente ou seja a hematose pulmonar, possibilitando a respiração celular. + B O sistema circulatório é responsável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: oxigénio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de dióxido de carbono para sua eliminação nos pulmões. OUTPUT (transformação do sangue arterial em sangue venoso)

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Apresentação do blogue

Este blogue foi criado no âmbito da disciplina de Organização e desenvolvimento desportivo, curso tecnológico de Desporto da Escola Secundária de Silves.